Planejamento previdenciário: como obter um benefício mais vantajoso

25 de novembro de 2020 - Blog

O que é o Planejamento Previdenciário?
 
A maioria dos brasileiros sonham com uma aposentadoria justa e uma vida tranquila no futuro, porém muitos não sabem por onde começar. É muito importante entender que a chave para um bom planejamento é a organização financeira, e saber que aposentadoria é (e será) uma realidade para todos. Diante desta realidade, torna-se imprescindível saber quanto tempo temos até a aposentadoria. E é aí que entra o Planejamento Previdenciário. O Planejamento Previdenciário oferece informações para identificar o tempo faltante e o valor das contribuições, e também para apontar fatores negativos que podem interferir na fórmula de cálculo do valor do benefício
 
Para quem se destina?
 
Para todas as pessoas que querem começar a planejar o seu futuro. Desde aquelas que estão mais longe da aposentadoria, mas querem fazer escolhas estratégicas para garantir uma renda melhor, até para aquelas que estão mais próximas da aposentadoria e precisam definir qual regra de aposentadoria e  tempo de contribuição poderiam aumentar o valor do benefício.
A partir do planejamento é possível ter uma visão do que é necessário para alcançar um melhor e mais rentável benefício de aposentadoria.
 
Aposentadoria SEM planejamento, entenda esse erro comum!
 
Uma situação bastante comum acontece entre muitos trabalhadores. Sem fazer os cálculos de quanto será o valor do benefício e sem saber qual a opção mais vantajosa para se aposentar com a melhor renda possível, eles vão diretamente ao INSS ou Regime Próprio para solicitar a aposentadoria, imaginando que essa seria a melhor opção.

O trabalhador precisa estar ciente que, após o recebimento da primeira parcela, não tem mais jeito de cancelar ou alterar o valor (somente através de revisão previdenciária).
 
E o que fazer?
 
A melhor forma seria, antes de requerer diretamente o benefício, conversar com um profissional especialista no Direito Previdenciário e fazer o seu Planejamento.  Isso permitirá fazer os ajustes necessários para garantir que o valor e o tempo planejados ficarão dentro das expectativas..
 
Como funciona o Planejamento?
 
Na prática, o Planejamento Previdenciário funciona como um diagnóstico de toda a vida laborativa do segurado do INSS e Servidor Público, indicando quanto trabalhou e contribuiu ao longo da sua carreira.
São levantados todos os períodos de contribuição, tanto para o INSS quanto para o Regime Próprio dos Servidores Públicos, se houve períodos especiais, períodos rurais, períodos sem contribuição ou períodos no exterior. Com essa avaliação, pode-se decidir as melhores regras de transição para a aposentadoria.
Somente depois do levantamento dessas informações são feitos os cálculos e laudos com as melhores estratégias para conseguir uma boa.
 
Quais as vantagens de planejar a aposentadoria?
 
Resumidamente, as vantagens em fazer o Planejamento previdenciário são:
 
Aposentar-se no momento certo;
Aposentar-se com o melhor benefício possível;
Agilizar a análise do requerimento administrativo da aposentadoria;
Apresentar ao INSS toda a documentação, no momento do requerimento;
Contribuir com o valor correto, caso haja a necessidade de continuar contribuindo;
Possibilidades de correções ou ajustes nos valores de contribuição, visando melhorar o valor do benefício.

Deixe o seu Comentário