A diabetes é definida como a falta de insulina, ou a incapacidade das células do corpo de absorver esse hormônio responsável por inserir a glicose dentro delas, sendo que esse açúcar é utilizado como a principal fonte de energia.
Com o passar do tempo a doença pode se tornar crônica, deixando a pessoa debilitada a ponto de não poder mais exercer suas funções laborais. Nesse caso, existem alguns benefícios do INSS que podem ser solicitados pelo segurado(a) durante o tratamento médico:
Auxílio-doença:
Caso a incapacidade seja temporária;
Aposentadoria por incapacidade permanente:
É necessário que o pedido seja feito primeiramente como auxílio-doença. A aposentadoria por invalidez só é concedida caso a doença se torne permanente, tirando do beneficiário as condições de retornar para a vida laboral. Somente assim o pedido de aposentadoria por invalidez será aceito.
Importante: A pessoa que necessitar destes benefícios, além de passar pela perícia médica do INSS, deve ter qualidade de segurado (condição atribuída a todo cidadão filiado ao INSS que possua uma inscrição e faça pagamentos mensais a título de Previdência Social).